Busca rapida

terça-feira, 25 de dezembro de 2012

Panetone


Panetone
Para falar a verdade, eu não sou muito fã de panetone, mas como hoje é Natal, penso que essa é uma receita especial e que deve fazer parte da comemoração de muitas famílias! Assim, nesse espírito Natalino, resolvi tentar fazer o panetone. E, não é que deu certo? Vamos lá! Feliz Natal para todos!

Ingredientes – para 4 panetones de 250 gramas ou para 2 de 500 gramas
Ingredientes para a Fermentação (ou Esponja)
ü  3 tabletes de fermento para pão
ü  ½ xícara de (chá) de água morna
ü  ½ colher de (chá) de açúcar
ü  ½ xícara de (chá) de farinha de trigo
Em um recipiente, coloque o fermento, a água e o açúcar. Misture delicadamente até agregar todos esses ingredientes. Com o auxílio de uma peneira, polvilhe a farinha de trigo nessa mistura e mexa delicadamente as bordas com a ponta de um garfo. Coloque essa mistura em um lugar quente e deixe dobrar de volume (pelo menos uns 30 minutos). (Você pode colocar esse recipiente dentro do microondas desligado ou dentro de algum outro utensílio que tenha tampa e que possa ficar fechado e longe de corrente de ar ou vento, já que isso atrapalha a boa fermentação do panetone.
Ingredientes para a Massa
ü  6 colheres de (sopa) de açúcar
ü  2 ovos
ü  3 colheres de (sopa) de manteiga amolecida não muito cheias
ü  250 ml de leite morno (ou em temperatura ambiente)
ü  1 pitada de sal
ü  500 gramas de farinha de trigo
ü  300 gramas de Frutas cristalizadas ou frutos secos de sua preferência
ü  1 gema para pincelar os panetones (opcional – eu não usei)
ü  1 colher de (café) de raspas de laranja
ü  1 colher de (café) de raspas de limão
ü  1 colher 1 ½ de (sopa) de essência de panetone
Coloque as frutas cristalizadas ou as frutas secas em uma tigela e polvilhe-as com duas colheres de trigo. (Esse passo é importante para que as frutas sejam distribuídas de maneira mais uniforme pela massa, não ficando concentradas apenas no fundo do panetone). Reserve.
Obs: eu utilizei batedeira planetária para mexer a massa, pois ela é bem pesada. Todavia, penso ser possível sovar com as mãos. Acho apenas que vai dar mais trabalho, demorando um pouco mais o processo.
Assim, na tigela da batedeira, coloque o açúcar, os ovos e a manteiga. Bata por uns 3 minutos. Com a batedeira ligada, vá adicionando a pitada de sal e o leite. Deixe ir batendo. Acrescente as rapas de laranja e limão e a essência de panetone. Nesse momento, vá incorporando aos poucos a esponja que estava reservada. Vá acrescentando a farinha aos poucos até que ela termine. (Para saber se atingiu o ponto bom, quando levantar o garfo da batedeira, a massa tem que demorar cerca de 10 segundos para cair do garfo). Quando tiver atingido esse ponto, bata a massa por mais uns 5 minutos. Ao final desses minutos, ainda com a batedeira ligada, vá acrescentando as frutas e bata por mais 2 minutos. Desligue a batedeira. Despeje a massa em formas próprias para panetone, que podem ser facilmente compradas em casas que vendem doces e decorações para festas.
Preste muita atenção!!! Despeje APENAS 1/3 da massa em cada forma. Não coloque mais do que isso, pois a massa ainda cresce antes de ir para o forno. Se colocar muita massa (como eu fiz), o panetone vai transbordar no forno. E, isso faz com que o meio do panetone murche, dificultando assim o cozimento por completo. Vejam a foto 1 como eu coloquei muita massa (mesmo ele já tendo crescido os 40 minutos, no forno ele ainda cresce mais um pouco).
Ao completar as formas com a massa, leve-a para um lugar fechado e deixe que cresçam até dobrarem de volume (isso leva cerca de 40 minutos). Pré aqueça o forno a 180º por 15 minutos. Leve os panetones para assar, por cerca de 45 a 50 minutos.
Se quiser, antes de leva-los para assar, com a ponta dos dedos e de forma bastante delicada, pincele a gema na massa. Eu não passei gema, mas a textura da massa permite que isso seja feito. É preciso, porém, fazer esse processo com muito cuidado.
Retire os panetones de forno e deixe-os esfriar por completo, para poder retirá-los das embalagens em que eles foram assados. NÃO FAÇA isso com o panetone quente, pois ele quebra todo!!!
Gostou? Que tal?
Você conhece a história do panetone? Clique aqui para ler algumas curiosidades sobre essa delícia que encanta muitas pessoas ao redor do mundo todo!
Buon Appetito!!!

 (Foto 1)




Nenhum comentário:

Postar um comentário