Busca rapida

segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Bolo de Fubá Caipira


Bolo de Fubá Caipira

Esse foi um dos bolos que eu mais errei! Ou ficava duro, ou ficava muito pesado, ou não ficava nada que nem dava para aproveitar! Em julho, aprendi uma receita e nunca mais eu errei! Ele fica super macio, cresce muito e é ótima opção para ter em casa!
Quer aprender?  

Ingredientes para a massa do bolo – Parte 1 - Batedeira
ü  2 ovos
ü  1 e ½ copo americano de açúcar cristal
ü  1 copo americano de óleo
Coloque os ingredientes apresentados anteriormente na tigela da batedeira. Bata por 5 minutos sem parar.
Ingredientes para a massa do bolo – Parte 2 - Batedeira
ü  1 e ½ copo americano de farinha de trigo
ü  1 e ½ copo americano de fubá
ü  1 copo de (requeijão) de leite quente
Coloque a farinha de trigo e o fubá em uma tigela e misture-os delicadamente. Vá colocando essa mistura, intercalando-a com o leite na tigela da batedeira, sem parar de bater. Quando todos os ingredientes tiverem incorporados, deixe-os bater por mais 5 minutos, sem parar.  
Nesse momento, você pode ligar o forno para pré aquecê-lo, a 200° por cerca de 10 minutos.
Ingredientes para a massa do bolo – Parte 3
ü  1 colher de (sopa) cheia de fermento em pó
Com a batedeira desligada, despeje o fermento na massa e mexa delicadamente. Faça movimentos circulares de baixo para cima, para que sua massa vá ficando aerada (com furinhos), isso ajudará o bolo ficar bem macio.
Unte uma assadeira (com manteiga e polvilhe com farinha de trigo) com furo no meio (eu usei a número 20 e ainda assim sobrou um pouco de massa que fiz uma variação do bolinho de fubá, que eu vou postar aqui).
Deixe o bolo assar por cerca de 30 minutos ou até que esteja bem corado. Retire do forno, deixe esfriar um pouco para não queimar a mão ao desenformar. Quem quiser pode fazer uma mistura de açúcar com canela para polvilhar o bolo depois de pronto. Há quem use também erva doce na massa, mas eu não usei nessa versão. Tem uma versão desse bolo de liquidificador que também dá certo, mas não tão certo quanto esse que estou postando aqui.
Bom apetite!!!
Obs: quando você está no supermercado, você costuma analisar bem o produto que está comprando? Você já percebeu uma letrinha “T” que está presente em alguns produtos como, por exemplo, o fubá? Você sabe o que ela significa?
Leia a reportagem aqui e fique por dentro! Afinal, esse é um direito seu!
Tempo de Preparo: 1 hora
Grau de dificuldade: Fácil










2 comentários: