Busca rapida

domingo, 30 de setembro de 2012

Batata Sauté


Batata Sauté

Já vi diversas formas de preparo da batata sauté. Vou mostrar a receita que eu costumo fazer. É uma opção um pouco menos calórica do que a frita. De qualquer forma, batata é uma coisa boa, não é? E, acho que ela fica boa de qualquer forma! Tem batata sobrando ai em casa? Bom domingo!.

Ingredientes para a Batata Sauté – Parte 1
ü  12 batatas (tipo miúda)
ü  Água o quanto baste para cobrir as batatas
ü  Uma colher de (café) de sal para ser colocada na água
Em uma panela, coloque as batatas e a água. Adicione a colher de sal. Ligue o fogo. Quando começar a ferver, deixe por mais ou menos uns 8 minutos. (A batata tem que estar tenra, mas não pode estar mole. É como se você colocasse o garfo nela e ele entrasse, mas com leve dificuldade). Desligue o fogo. Escorra as batatas e deixe que elas sequem.
Ingredientes para a Batata Sauté – Parte 2
ü  12 batatas (já cozidas)
ü  1 colher de (sopa) de manteiga sem sal cheia
ü  2 colheres de (sopa) de azeite
ü  Sal a gosto
ü  Salsa desidratada para polvilhar
Em uma panela, coloque a manteiga, o azeite e leve ao fogo. Quando a manteiga estiver derretida, coloque as batatas delicadamente, tampe a panela e deixe que elas comecem a dourar. Vá mexendo a panela tampada em movimentos circulares, sempre observando como estão as batatas. Quando você tiver ainda um pouquinho de espuma na panela (que se forma pela mistura da manteiga com o azeite), coloque o sal e continue mexendo. Quando as batatas estiverem douradas, desligue o fogo. Coloque as batatas em um recipiente e polvilhe com salsa desidratada.
Bom apetite!!!
Obs: essa batata não é complicada para fazer. Já li muitas pessoas reclamando que a batata começa a despedaçar quando ela está na panela com a manteiga e o azeite. Isso realmente pode acontecer. Por isso, a primeira etapa é muito importante. A batata não pode cozinhar demais, pois assim passa do ponto. Há quem use também somente a manteiga. Eu gosto de usar a combinação com o azeite.
Curiosidade: você sabe qual é o país que apresenta a maior variedade de batatas do mundo? Clique aqui para conferir!


8 comentários:

  1. É o Peru, centro de origem da Solanum tuberosum (batata).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bingo!

      Em Montreal eu adorova a batata deles. Ai, um dia uma Peruana me disse. "Paty, você gosta da batata daqui?". Eu disse que sim e ela disse que era péssima se comparada a do país deles. Ela trabalhava com importação de grãos. E, certa vez me disse que o milho do Brasil é um dos piores. Eu não sabia. Legal que a gente aprende, né?

      Excluir
  2. Aqui a flor da batateira: http://i142.photobucket.com/albums/r111/pvaraujo/Solanum-dulcamara-02.jpg
    O fruto da batateira, semelhante a um tomate (afinal, são da mesma família - as Solanáceas) é extremamente tóxico!

    ResponderExcluir
  3. Legal! Você sempre com contribuições excelentes! Obrigada!

    ResponderExcluir
  4. Adorei seu blog Patrícia, sou amiga da Aline e ela falou muito bem do blog e resolvi conferir. E não é que ela tava certa? Parabéns. Daniela Rodrigues

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Daniela!

      Muito Obrigada pelo elogio!!! Obrigada por acompanhar o blog!

      Abraço,

      Patricia

      Excluir