Busca rapida

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Manjar de Chocolate com Calda de Creme de Chocolate


Manjar de Chocolate com Calda de Creme de Chocolate
Resolvi fazer um manjar de chocolate. Ficou bom! Eu ainda prefiro o branco (clique aqui para ver a receita), mas para os fãs do cacau, essa é uma ótima opção! E, não é muito doce! Vamos nessa?

Ingredientes – manjar pequeno – forma aro 20
ü  400 ml de leite integral
ü  4 colheres de (sopa) de açúcar
ü  4 colheres de (sopa) de leite condensado
ü  4 colheres de (sopa) de chocolate em pó
ü  4 colheres de (sopa) de amido de milho
Coloque o amido de milho em uma vasilha e despeje metade do leite e misture bem até ter dissolvido todo o amido. Essa parte é muito importante, não apenas para a beleza do doce, mas também para o sabor!
Coloque no liquidificador o restante do leite, o açúcar, o leite condensado e o chocolate em pó. Bata até que os ingredientes estejam incorporados. Coloque essa mistura do liquidificador em uma panela e leve ao fogo baixo. Quando começar a ferver, coloque a mistura de leite com amido. Vá mexendo sem parar. Cozinhe por cerca de 8 minutos. (O cozimento depende da panela e do fogão, ok?). Observe a aparência do creme. Ele tem que estar consistente e com um aspecto de brilho.
Molhe toda a forma por dentro (seria como untar a forma, mas ao invés de usar margarina, você usa água).
Desligue o fogo e coloque a mistura dentro da forma. Deixe esfriar por completo (cerca de uma hora). Passe um filme plástico na forma e leve-a para geladeira para que o manjar possa ficar bem gelado. Cerca de 6 horas. Desenforme e está pronto!

Ingredientes – Calda
ü  4 colheres de (sopa) de leite condensado
ü  4 pedacinhos de chocolate meio amargo
ü  Meia caixinha de creme de leite
ü  Raspas de chocolate amargo para decorar
Em uma panela, coloque as colheres de leite condensado e os pedacinhos de chocolate. Misture bem, até que o chocolate esteja derretido. Quando começar a formar bolhas, desligue o fogo e junte o creme de leite. Mexa até que a mistura esteja homogênea. Desligue a calda. Deixe que ela esfrie um pouco. Em seguida, cubra o manjar com ela. Polvilhe o manjar com raspas de chocolate meio amargo. (Pode usar chocolate ao leite se preferir).
Gostou, que tal?
Obs 1: quem quiser um doce menos doce, pode optar por não usar o leite condensado. E, pode ainda reduzir as colheres de açúcar. Agora, para quem quer o manjar ainda mais doce, você pode utilizar achocolatado em pó ao invés do chocolate em pó.
Obs 2: a foto do meu manjar ficou meio oval, pois na hora de desenformar, a forma escorregou das mãos! Mas, ele fica certinho, pode apostar!
Obs 3: quem quiser mais calda ainda no doce, pode dobrar a receita. Não há necessidade, mas se alguém quiser, fica a sugestão.
Que tal hoje?
Enjoy it!!!







2 comentários:

  1. Deve ser magnífico, a julgar pelo aspecto!!
    Beijinhos grandes,
    Lia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lia!

      Tudo bem? Ficou bom! Mas eu ainda prefiro o branco de coco!

      Beijos!

      Excluir