Busca rapida

terça-feira, 11 de setembro de 2012

Manjar Branco com Calda de Vinho e Ameixa


Manjar Branco com Calda de Vinho e Ameixa

Adoro manjar branco!!! E, com calda de vinho é o meu preferido! Há muitas outras opções de caldas na Internet. Já fiz com calda de morango e também ficou gostoso. Inventa uma calda nova e divide aqui com a gente!!!
Ingredientes do Manjar
ü  1 litro de leite
ü  4 colheres de (sopa) de amido de milho
ü  6 colheres de (sopa) de açúcar
ü  1 vidro de leite de coco
ü  1 xícara de (chá) de coco fresco ralado
Modo de Preparo
Em uma tigela, coloque a metade do leite, o açúcar, o leite de coco e o coco ralado. Misture bem com uma colher de pau e reserve. Em outra tigela, coloque o restante do leite e dissolva o amido de milho. Coloque a mistura da primeira tigela em uma panela e acrescente à mistura o conteúdo da segunda tigela. Leve ao fogo para engrossar. A mistura pode levar de 10 a 15 minutos para engrossar, sem parar de mexer. É importante que a mistura “desgrude” do fundo da panela. (Para ter certeza de que está bem cozido, você pode experimentar um pouco do manjar com uma colher, verificando se não consegue sentir o gosto do amido).
Desligue o fogo e coloque o manjar em uma assadeira redonda grande, de furo no meio, untada com água. Espere esfriar e leve à geladeira por cerca de 3 horas antes de servir.
Obs: dá trabalho abrir o coco fresco e ralar. Por isso, muitas pessoas preferem usar o coco ralado já de pacotinho. Eu prefiro usar o fresco, pois acho que ele fica mais saboroso. Eu abro o coco, retiro a casca e depois trituro no processador. Há pessoas que untam a forma de manjar com óleo. Depois que eu aprendi a untar com água, nunca mais usei óleo. Fica mais leve e desenforma fácil. Já vi muita receita de manjar com leite condensado. Já fiz também, mas acho que ele fica um pouco mais duro e muito mais doce. Por isso prefiro fazer com o leite de coco. Já ouvi também pessoas que substituem o coco pelo chocolate. Nunca fiz assim. Posso tentar.
Ingredientes da Calda de Vinho com Ameixa
ü  2 copos de (requeijão) de vinho tinto seco
ü  1 copo de (requeijão) com água
ü  6 ameixas pretas picadas em tiras
ü  4 ameixas pretas
ü  4 colheres de (sopa) de açúcar
ü  1 colher de (sopa) de amido de milho
ü  2 canelas em pau para aromatizar
Em uma tigela, dissolva completamente o amido de milho na água. Reserve. Em uma panela, coloque o restante dos ingredientes, menos as canelas em pau. Acrescente a mistura do amido de milho com a água. Junte as ameixas. Leve a mistura ao fogo baixo. Vá mexendo de vez em quando. Quando você começar a sentir um cheiro muito forte de vinho é sinal de que ele está começando a evaporar. Deixe a mistura apurar até que você obtenha um caldo grosso. Para fazer o teste, pegue um pouco do líquido em uma colher e veja se ele demora a pingar. Se isso estiver acontecendo, este é o ponto certo para a calda.
Obs: o manjar da foto foi feito com vinho tinto suave, pois eu não tinha vinho seco. A calda fica um pouco mais clara e mais doce. Eu prefiro fazer com vinho seco. Quando a calda estiver no fogo, ela vai ficar “esbranquiçada”. Não precisa jogar fora, pois ela não estragou. É o amido. Mas, ele se dissolve. Fiquem tranquilos!!!
Hum...deu vontade? Vai lá para o fogão fazer um. Que tal?



6 comentários:

  1. Misericórdiaaaaaaaaaaa...que delícia. Vou fazer!
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Andréia, faça que é uma delícia!!! Eu adoro!!! Beijo!

    ResponderExcluir
  3. Sinceramente, não sei o que estou fazendo aqui, uma vez que cozinhar nunca foi do meu menor interesse. Pensando melhor, sei exatamente o que me traz aqui: A possibilidade de me sentir um pouco mais perto dessa pessoa tão especial que Deus me deu o privilégio de poder compartilhar a infância e a adolescência.

    Saudades, Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Oi, Marcinha!!!

    Em dobro pra você, menina! Fiquei até emocionada!

    Sabe quem eu encontrei hoje na Federal? O Flávio que deu aulas de Geografia no cursinho!!! Ele dá aulas aqui agora!

    Beijo em você, no Teixeira e nas crianças!

    Super saudades!

    Patrícia

    ResponderExcluir
  5. Patricia, vamos te convidar para o "farewell" desse semestre!!

    ResponderExcluir