Busca rapida

terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Dicas para um Bolo Bem Fofinho


Dicas para um Bolo Bem Fofinho
Hoje vou escrever sobre alguns truques importantes na hora de se fazer um bolo. São detalhes muito importantes e que podem ajudar o bolo a ficar além de saboroso, muito fofinho! Anota ai! Vamos lá?

Ingredientes para o preparo de um bolo
Para fazer um bolo de qualidade, os ingredientes devem ser bem selecionados. Isso inclui:
ü  Farinha de boa qualidade. Não estou dizendo aqui para comprar a farinha mais cara, mas para comprar uma que seja de boa procedência. Evite comprar farinha que já venha misturada com fermento. Eu não recomendo.
ü  Ovos. Uso sempre em temperatura ambiente. Principalmente se for para bater clara em neve. Há pessoas que deixam os ovos sempre na geladeira, por conta do calor. E, uma vez fazendo um curso, a professora disse que quem preferir deixar os ovos na geladeira, deve tirá-los de lá duas horas antes de se preparar a receita.
ü  Quando a receita diz ovos separados, significa clara e gema separadas. As claras muito provavelmente serão usadas em neve.
Dica: para ter mais volume e consistência na clara em neve, adicione uma pitadinha de sal antes de começar a bater. Quando for adicionar a clara em neve ao bolo, faça-o de modo delicado, sempre com movimentos de baixo para cima, para que ela mantenha sua consistência inicial.
ü  Manteiga e Margarina são duas coisas diferentes!!! Use exatamente o ingrediente que é pedido na receita.
ü  Chocolate em pó e achocolatado também são coisas diferentes. O chocolate em pó geralmente deixa os bolos mais escuro e com gosto menos doce. Já o achocolatado em pó deixa o bolo mais claro e mais doce.
ü  Ingredientes secos. Peneire todos! Isso inclui: farinha de trigo; açúcar; fermento; chocolate em pó; canela; noz moscada moída; bicarbonato de sódio e por ai vai!
ü  Se a receita pede algum líquido morno (como água ou leite, por exemplo) é morno e não fervendo! Respeite essa etapa da receita que é muito importante.
ü  Use a quantidade de fermento indicada na receita. Colocar muito fermento, na esperança de que o bolo cresça mais, não irá surtir muito efeito, já que o bolo pode até crescer mais rápido, mas vai murchar mais rápido também.
ü  Bicarbonato e fermento também são coisas diferentes. Utilize o que a receita está pedindo.
Batendo o Bolo
Bater o bolo é uma etapa fundamental para seu bom crescimento.
ü  Se a receita pede que você bata por 5 minutos, são 5 e não 2 minutos. Tenha paciência! Cozinhar exige paciência! Pois, quem tem pressa come cru, como bem diz o ditado.
ü  Preste atenção na velocidade solicitada para fazer a receita. Se a receita diz para começar com velocidade de mínima e depois passar para a máxima, faça assim. Respeitar essa etapa faz com que os ingredientes possam se agregar de forma natural.
ü  Podemos utilizar liquidificador ou batedeira para bater a massa do bolo. Geralmente as massas mais pesadas são feitas na batedeira. Quando for utilizar o liquidificador, procure colocar os ovos e os líquidos já no início da receita. Isso ajuda a misturar de forma mais homogênea.
ü  Para fazer pão-de-ló algumas receitas dizem que é para espumar bastante. E é isso mesmo. É uma espuma que vai se formando. Quanto mais espumar, mais macia fica a massa.
ü  O fermento geralmente é colocado no final da receita (pelo menos nas massas em que usamos a batedeira). Aqui vai a dica de um truque importante. Coloque o fermento e com uma colher de pau, vá fazendo movimentos leves com a massa de baixo para cima, para criar cavidades de ar na massa. Isso ajuda também a deixar o bolo mais fofinho. Assim, vá incorporando todo o fermento à receita.
Preparando a Forma para colocar a Massa do Bolo
Respeitar o tipo de forma solicitado na receita também é importante. A melhor maneira de untar e enfarinhar uma assadeira é passar margarina e polvilhar trigo. Tem um produto importado (que pode ser comprado pela internet) que é bem interessante. Já usei várias vezes e o resultado é sempre ótimo. Ele é bom para os dias de muitaaa pressa. Ou, para quando você está sem margarina em casa. Ele é uma bisnaga que você passa na assadeira e espalha. Não precisa fazer mais nada. Ele ajuda a soltar o bolo por completo. Clique aqui para ver qual é esse produto.
Colocando a massa do Bolo na Forma
            Quando bem preparado, não tem como um bolo não crescer. E, ele cresce mesmo! Assim, nunca coloque a massa do bolo e mais de 2/3 da forma. Se fizer isso, quando o bolo começar a crescer, ele vai vazar e cair no forno. A massa que cair vai assar e vai começar a cheirar queimado. Para cupcake é a mesma coisa. Às vezes você até coloca menos de 2/3, dependendo da forma como quer decorar o bolinho.
Preparando o Forno
Outra etapa muito importante para o sucesso e um bolo é o forno. Isso inclui:
ü  Pré aquecimento do forno. Precisa pré aquecer por cerca de uns 10 minutos antes de começar a assar. Levar o bolo ao forno pré aquecido, garante a qualidade do preparo e o crescimento da massa.
ü  Temperatura. Quase sempre ela é de 180º. Somente use temperatura diferente quando a receita pedir.
ü  NUNCA abra o forno antes dos primeiros 15 minutos de cozimento do bolo. Se fizer isso, o bolo não vai crescer.
ü  O tempo para assar um bolo varia muito de forno para forno. Assim, quando você alcançar o tempo sugerido na receita, vá acompanhando o crescimento. Use uma foca para espetar o bolo. Se a faca sair limpa, significa que a massa está pronta.

Desenformando o Bolo
A menos que a receita peça para desenformar o bolo ainda quente, deixe-o descansar por pelo menos uns 5 minutos antes de desenformar. Tirar o bolo da forma ainda quente pode contribuir para quebrá-lo. Como aconteceu com o meu bolo de chocolate sem ovos postado aqui.
            Degustando o Bolo
            Espero que tenha aproveitado as dicas! Agora, que tal testar?
            Um bolo recheado sempre precisa ser molhado, para que ele não fique muito seco. E, mesmo os bolos simples podem levar alguma calda, para deixar o bolo com um gostinho ainda melhor! Clique aqui para ver uma receita de calda clássica para molhar bolo já postada no blog.
            Caso conheça mais algum segredinho ou algo que deve ser evitado, manda seu comentário!
Obrigada!!!

2 comentários:

  1. Ola vi essas dicas e gostei bastante e irei segui-las passo a passo. gostaria de saber se e bom tirar o bolo do forno quando ja esta pronto ou se pode deixa-lo dentro do forno mesmo. ate que esfrie, meus bolos sempre murcham quando retiro do forno, quando estão la dentro ficam tão lindos grandes, quando retiro que tristeza eles murcham e ficam fininho. Poderia me dar uma dica boa. Beijos e obrigada. seguindo seu blog.

    ResponderExcluir
  2. Oi, Evelyn!

    Boa noite! Obrigada por seu carinho para com o blog!

    Bom, vou lhe dizer como eu faço.

    Quando o bolo já está assado (eu espeto a faca e ela tem que sair limpinha), eu o forno e deixo o bolo lá dentro por 2 minutos mais. Nada mais do que isso. Então, eu abro a porta do forno e deixo aquele calor sair (cerca de 10 segundos) e ai então eu tiro o bolo. Coloco a forma na mesa e espero o bolo dar uma esfriada para tirá-lo da forma. E, pronto!
    Você precisa observar se não está colocando muito fermento no bolo, pois isso faz com que ele cresça muito, mas depois, ele murcha mesmo quando você o tira do forno. Outro detalhe muito importante é a temperatura do forno. Você deve, geralmente, ligar o forno uns 10 minutos antes de colocar o bolo. E, a temperatura para assar geralmente é a mais baixa. Pois, quando você coloca em uma temperatura muito alta, o bolo "assa" mais rápido e ele cresce bastante, mas é apenas uma "ilusão". Entendeu? Tente fazer assim e me escreve! Tomara que dê certo!

    Muito obrigada por participar do Blog! Encaminhe para seus amigos e peça que fiquem membros! Vamos ajudando na divulgação!

    Abraço,

    Patrícia

    ResponderExcluir