Busca rapida

sábado, 1 de dezembro de 2012

Massa para Pizza Maravilhosa


Massa para Pizza Maravilhosa
Quer aprender a fazer uma massa para pizza igual a de pizzaria, mas que dá para fazer em casa? Aqui está! Que tal tentar? Vamos lá?

Ingredientes para a massa – faz 6 discos médios de pizza com massa fina
ü  ½ tablete de fermento fresco para pão
ü  1 colher de (chá) rasa de sal
ü  250 ml de água fria
ü  50 ml de azeite
ü  Farinha até dar o ponto (eu usei aproximadamente 300g)
Modo de Preparo
 Em uma vasilha coloque o fermento fresco e o sal. Misture os dois, delicadamente até que essa mistura fique líquida (essa etapa é muito importante). Na sequência coloque o azeite e misture novamente. Acrescente a água e mexa mais um pouco. Vá colocando o trigo aos poucos. O ponto da massa é quando ela está bem tenra e não está mais colando nas mãos. Cuidado para não colocar muita farinha, pois isso deixa a massa muito dura e ressecada.
Cubra a massa com um pano, e leve a vasilha para um lugar fechado, por uma hora, para que ela possa crescer. (Eu coloco dentro do forno desligado).
Obs: essa massa serve para fazer calzone e crostata. Já fiz as duas versões e logo eu posto elas aqui.  
Como assar a massa
Já li muita receita que diz que o problema da massa não ficar igual a de pizzaria é que essa massa não é assada em forno a lenha. Realmente assar em forno a lenha faz bastante diferença. Mas, depois de muito ler e pesquisar, o importante para se ter uma massa muito próxima a das de pizzaria é a temperatura do forno convencional. Assim, quando começar a trabalhar com a massa, ligue o forno para pré aquecer, por cerca de 15 minutos a temperatura de 295°. E, use uma forma de furo, para que a massa possa assar por completo e para que o calor possa assá-la de maneira mais uniforme possível. Deixe assar um pouco e vire a massa do outro lado para que possa assar por igual. Eu fiz assim e deu super certo.
Abra a massa na espessura desejada e coloque o recheio de sua preferência. Em outro post vou colocar como eu fiz o recheio da minha pizza.  As fotos mostram as etapas do preparo da massa e como ela fica assada.
Quer ler algumas curiosidades sobre a pizza? Clique aqui para conferir!
Bom Apetite!!!




2 comentários:

  1. Olá!

    Eu nunca usei, mas já vi receitas que usam. Eu prefiro o fresco de qualquer forma. Acho que ele sempre dá um sabor mais especial! No começo eu tinha dificuldade com ele, mas depois que aprendi, só uso ele!

    Abraço e boa sorte!

    Patrícia

    ResponderExcluir