Busca rapida

segunda-feira, 6 de maio de 2013

Creme de Espinafre sem Leite


Creme de Espinafre sem Leite

Eu gosto muito de creme de espinafre. E, eu queria tentar fazer uma receita que não levasse leite. E, foi o que eu fiz! Ficou muito gostoso e bastante nutritivo! Vamos tentar?

Ingredientes para 4 porções pequenas  
ü  1 maço de espinafre (folha e talos pequenos) lavado
ü  ¼ de uma cebola média picada bem miudinha
ü  1 colher de (sobremesa) de manteiga
ü  1 colher de (sobremesa) de azeite
ü  3 copos (americano) de água
ü  1 colher de (sopa) de farinha de trigo
ü  1 pitadinha de noz moscada
ü  Pimenta preta e sal a gosto
Em uma panela (funda) coloque o espinafre lavado e coloque dois copos (americano) com água. Tampe a panela e leve ao fogo ao fogo baixo. (A ideia aqui é cozinhar o espinafre meio no vapor). Deixe o espinafre cozinhando por cerca de 6 minutos. Abra a panela e veja se suas folhas já estão molinhas e com coloração um pouquinho mais escura e brilhante. Desligue o fogo. Escorra a água restante e transfira o espinafre para um processador (ou liquidificador). Processe o espinafre (folha e talo) por cerca de 3 minutos (o tempo de processamento vai depender do aparelho). Quando o espinafre estiver todo picadinho, transfira-o para um recipiente de vidro e reserve.
Em uma panela, coloque a manteiga, o azeite e a cebola. Ligue o fogo e deixe a cebola ficar bem frita (sem deixar queimá-la).
Enquanto você está fritando a cebola, pegue o copo (americano) com a água e misture a colher de trigo, até dissolvê-lo por completo. Reserve.
A cebola estando bem frita, acrescente o espinafre picadinho, junte a pitada de noz moscada, a pimenta preta e o sal. Mexa até que todos os ingredientes se incorporem. Junte a água misturada com o trigo, mexa e deixe o creme cozinhar, por volta de 10 minutos (vai depender do fogão), em fogo baixo, até que o creme despregue do fundo da panela. E, pronto!
Obs 1: embora eu saiba que muitas receitas de creme de espinafre levam leite ou creme de leite, eu não coloquei, pois geralmente as verduras verde escura têm muito ferro, mas quando colocamos leite,    que apresenta cálcio, é como se fizéssemos ferro e cálcio brigarem, pra ver quem é mais poderoso. Porém, o que acontece é que o cálcio rouba o ferro! Assim, pra ser bem nutritiva em ferro, resolvi não usar nada derivado do leite!
Olhem que interessante a informação sobre o cálcio e o ferro! Leiam AQUI.
Espero que gostem!!!
Bom apetite!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário