Busca rapida

domingo, 6 de janeiro de 2013

Bala de Coco - Dia de Reis!!! Viva!!!


Bala de Coco
Adoro bala de coco! Não imaginava que a receita fosse tão simples! Basta apenas prestar atenção em alguns detalhes. Quer aprender? Vamos nessa!

Ingredientes – aproximadamente 50 balas – tamanho festa de aniversário
ü  50 ml de leite de coco
ü  50 ml de água
ü  250 gramas açúcar refinado
ü  Leite o suficiente para molhar as balas
ü  Coco ralado o quanto baste para cobrir as balas
Obs 1: use um leite de coco de boa qualidade, pois a gordura do leite de coco é muito importante para o sucesso da receita.
Obs 2: quem quiser fazer a receita inteira, basta usar 1 vidro de leite de coco; a mesma medida do vidro de água e 1 quilo de açúcar. Não fiz toda a receita, pois como era a primeira vez que estava fazendo, não quis arriscar e perder muitos ingredientes. Ainda assim, a bala só deu certo na segunda vez, pois na primeira eu perdi o ponto de bala dura e acabou açucarando. Não tem problema. É errando que se aprende, não?
Obs 3: embora eu tenha usado coco ralado úmido e adoçado, prefira o desidratado e sem açúcar, pois a bala por si só já é bem doce. E também, ela fica mais bonita com o uso do coco desidratado.
Em uma panela (de preferência alta, pois a mistura sobe, ainda mais se for fazer uma receita inteira), coloque o leite de coco, o açúcar e a água. Mexa com uma espátula de silicone ou colher de pau. Leve ao fogo baixo. Não mexa mais. Quando começar a espumar, tenha uma vasilha com água por perto, para você possa ir testando o “ponto de bala dura”.
Com a quantidade dos ingredientes que eu fiz, com mais ou menos uns 5 minutos, depois que começou a espumar, eu consegui o ponto de bala. Esse ponto vai depender também da panela que você estiver usando. Usei panela de inox. As de alumínio e cobre também são indicadas. É importante também você pegar um pincel culinário e limpar as bordas da panela, para não ter problema de açucarar o doce quando a mistura começar a subir.
Quando sua mistura estiver espumando e ela começar a ficar consistente, com o auxílio de uma colher, pegue um pouco dessa mistura e jogue-a na vasilha com água. Ao jogá-la, se você conseguir uns fios que possam ser quebrados, você atingiu o ponto de bala necessário (se você não tiver formado fio nenhum, e tiver deixado a água apenas branca, você não atingiu o ponto).  Na primeira tentativa, eu não consegui esse eu tive um aspecto de bala dura mesmo (ficou muito mais tempo no fogo do que era preciso). Isso fez com que a receita açúcararasse quando a coloquei no Silpat. Perdi todos os ingredientes. Se o ponto de bala ficar um pouquinho mais mole do que é preciso, ainda assim você consegue “salvar” as balas, mas vai um pouco mais difícil para trabalhar com a massa. Veja aqui um passo a passo explicado dos chamados “pontos de bala”. 
Desligue o fogo e despeje essa mistura em uma pedra de mármore untada com manteiga (essa pedra tem que estar bem fria mesmo. Se for preciso, coloque um saco com pedras de gelo para atingir a temperatura fria. Eu utilizei um utensílio chamado Silpat. Clique aqui para ver o que é.
Deixe a mistura esfriar um pouco, até que você consiga manusear sem queimar as mãos. (A mistura não ficará totalmente fria, nem pode. No momento em que você conseguir trabalhar com a massa, comece).
Dobre a massa de forma a ter um cordão com ela e agora começa a academia. Vá puxando e esticando, virando, enrolando a massa até que ela fique branca (você vai fazer esse movimento muitas e muitas vezes até que a massa fique dessa cor). Nesse momento, faça cordões (como os de nhoque) e corte-os com uma tesoura, do tamanho que desejar. Coloque os pedaços em um refratário e deixe-os secando de um dia para o outro.
No dia seguinte, pegue os pedaços das balas e passe-os rapidamente pelo leite. Escorra o excesso, passando-as pelo coco ralado. Coloque-as em um refratário e leve para a geladeira para gelar. Sirva no dia seguinte (se der tempo!!!).
As minhas balinhas não ficaram muito bonitas, mas de sabor ficarão muito gostosas! O meu próximo desafio vai ser tentar fazer bala de coco recheada!!!
Hummm...aproveita!!!
Enjoy it!!!


8 comentários:

  1. Deve mesmo ser delicioso. Tem aqui um blog muito bom parabéns já me fiz sua seguidora.
    Beijinho
    Sonhosnacozinha.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Susana!

      Muito obrigada por sua gentileza em aceitar o convite! Fico feliz que tenha gostado! Mesmo!

      Apareça sempre que puder! Será um prazer!

      Abraço e Feliz 2013!

      Excluir
  2. Olá Patrícia,
    Parabéns pelo lindo blogue e receitas fabulosas.
    Vou levar o link, pois já fiquei conquistada e rendida ao que vi!
    Beijinhos,
    Lia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lia!

      Bom dia!

      Muito obrigada por suas palavras tão carinhosas!

      Fico muito feliz que tenha gostado!

      Será um prazer tê-la por aqui sempre!

      Feliz 2013!

      Excluir
  3. Patrícia, uma dica da minha tia que a baleira da família: Ela mandou o marido colocar um prego bem grande, tipo um gancho (de aço pra não oxidar) na parede da cozinha. Aí ela enrosca a tira de bala no prego e vai puxando.. dobra, enrosca no prego e puxa... com esse ponto de apoio (o prego), o puxa-puxa é menos cansativo... hehehe!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Alessandro!

      Já me falaram desse prego! Mas como não é uma receita que eu faço sempre, aliás, foi a primeira vez que eu fiz, não sei se compensa. De qualquer forma, pode ser uma boa pedida. Quem sabe, não?

      Abraço!

      Patrícia

      Excluir