Busca rapida

sábado, 19 de janeiro de 2013

Sobremesa de Creme de Abacaxi com Merengue Italiano


Sobremesa de Creme de Abacaxi com Merengue Italiano
Doce que leva abacaxi é sempre muito gostoso, não? Pois é! E esse não é diferente! Quer provar? Já pro fogão!!!

Ingredientes para preparar os cubinhos de abacaxi
ü  1 abacaxi médio picado em cubinhos (sem o miolo – parte dura)
ü  2 colheres de (sopa) de açúcar
ü  1 copo americano de água
Coloque os cubinhos de abacaxi em uma panela com as duas colheres de açúcar e o copo americano de água. Deixe esse mistura dar uma apurada, até que os cubinhos de abacaxi estejam macios. Desligue. Escorra toda á agua restante e reserve.

Ingredientes para o Creme de Abacaxi – para um refratário retangular médio
ü  1 lata de leite condensado
ü  A mesma medida da lata de leite
ü  2 colheres de (sopa) de maisena
ü  2 gemas
ü  1 colher de (sobremesa) de baunilha
ü  4 colheres de (sopa) de creme de leite – NÃO BATER NO LIQUIDIFICADOR
ü  1 abacaxi médio picado em cubinhos (sem o miolo – parte dura)
ü  2 colheres de (sopa) de açúcar
ü  1 copo americano de água
Leve todos os ingredientes para o liquidificador (menos o creme de leite) e bata-os por cerca de 5 minutos (até que o creme espume bastante). Desligue a mistura, coloque-a em uma panela e leve-a ao fogo baixo mexendo sempre até que ela engrosse (cerca de 10 – 12 minutos – mas depende do fogão e da panela). Quando o creme estiver cozido, coloque-o em um recipiente e deixe que ele esfrie um pouco. Depois de frio, coloque 4 colheres de creme de leite e bata o creme na batedeira até que ele adquira uma consistência bem lisa. Junte os cubinhos de abacaxi ao creme e misture delicadamente. Coloque esse creme, agora com os pedaços de abacaxi em um refratário de vidro. Reserve.
Ingredientes para a calda do creme
ü  1 xícara de (chá) de açúcar
ü  ½ xícara de (chá) de água
Leve o açúcar para uma panela e comece a queimá-lo como se fosse fazer a calda de um pudim. Quando o açúcar estiver derretido (apenas tome cuidado para não deixa-lo queimar), acrescente a água, mexa rapidamente e deixe essa mistura ferver até derreter os torrões de açúcar. Não mexa mais para não açucarar. Regue o creme de abacaxi com essa calda. Reserve.
Ingredientes para o merengue Italiano – cobre um refratário retangular médio
ü  2 claras
ü  ¾ da xícara de (chá) de açúcar
ü  4 colheres de (sopa) de água
ü  ½ colher de (sopa) de café de raspas de limão (parte verde da casca)
ü  1 pitada de sal
Coloque a água em uma panela e junte o açúcar. Misture esses ingredientes com o auxílio de uma colher e leve ao fogo baixo até que comece a ferver, atingindo uma cor levemente parecida com a cor do guaraná. (Esse processo vai levar cerca de 5 minutos).
Na tigela da batedeira, coloque as claras, com a pitada de sal (pois isso ajuda no volume) e as raspas de limão e bata-as em velocidade baixa nos dois primeiros minutos e depois, nos dois minutos seguintes, aumente a velocidade. Desligue a calda do fogo e sem parar de bater as claras (que nesse momento já devem estar bem consistentes) vá despejando a calda aos poucos na tigela da batedeira, continuando a bater (agora você terá as claras com a calda). Quando tiver terminado de colocar toda a calda, continue batendo o merengue, até que você tenha picos firmes que não soltem do batedor (isso leva cerca de 10 a 15 minutos, dependendo da potência da batedeira). (Perceba também que quando você atingir o ponto, a tigela da batedeira também vai ter esfriado).
Desligue a batedeira e o merengue está pronto para usar. Rende bastante! Dá para cobrir um bolo retangular médio. Rendeu duas vasilhas iguais as da foto.
Obs 1: uma das vantagens do merengue italiano ou marshmallow é que ele pode ir ao forno. Além disso, pelo fato das claras irem ao fogo, diminui-se o risco de contaminação por salmonela.
Obs 2: eu gosto sempre de fazer o merengue no dia em que vou utilizá-lo. Claro que se ele precisa ir para a geladeira, você precisa fazê-lo com pelo menos umas 5 horas de antecedência antes de servi-lo. Mas, se preferir fazer no dia anterior, não tem problema. Basta acertar bem o ponto dele, para que não tenha o aspecto das “claras voltando a forma normal delas”.
Obs 3: antes de ter a minha batedeira planetária, nas revisões que eu lia, as pessoas diziam que ela só batia a partir de 5 claras. Não é bem verdade. Consegui fazer com duas claras apenas. Mas, confesso que tive que dar um “empurrãozinho” virando vez ou outra a batedeira, para que o batedor pudesse “pegar” as claras. Quando a mistura do açúcar com a água começa a ser incorporada à receita, fica mais fácil para a batedeira ir fazendo o trabalho dela, pois as claras já vão estar mais volumosas. E esse trabalho fica lindo!
Deu vontade? Pode se deliciar!
Bom Apetite!!!





Nenhum comentário:

Postar um comentário