Busca rapida

quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Arroz Prático e Rápido



Arroz Prático e Rápido

Certa vez eu vi em um site uma receita de arroz branco e pensei: mas o que é isso? Quem é que não sabe fazer um arroz branco? A verdade é que existem muitas maneiras de se fazer um arroz branco delicioso e quem está aprendendo a cozinhar, pode ter dúvidas simples. Vou colocar a receita para vocês de uma das versões do arroz que eu faço. Se vocês tiverem variações ou algum segredinho culinário para compartilhar, posta ai!!! Afinal, quem é que não gosta de comer um arroz delicioso?

Ingredientes para Preparar o Arroz
ü  2 xícaras de (chá) de arroz lavado e escorrido
ü  4 xícaras de (chá) de água
ü  2 colheres de (sopa) cheia de óleo
ü  ½ cebola grande picada bem miudinha
ü  1 colher de (sobremesa) de sal
Coloque a água em uma panela para ferver. Em outra panela, coloque a cebola e o óleo e leve para refogar (foto 1). Em seguida, quando a cebola tiver amolecido e tiver ficado transparente, coloque o arroz e deixe fritar mais um pouco (foto 2). Coloque o sal (Foto 3). Mexa mais um pouco. Cuidado para não deixar o arroz grudar no fundo da panela. Eu gosto de usar colher de pau para mexer. Nesse ponto, a água que você colocou no fogo já deve estar fervendo. Junte essa água ao arroz, coloque no fogo baixo, deixe a panela (que deve estar tampada pela metade). Quando o arroz começar a secar, ficando apenas as “bolhas” de água por cima, tampe a panela e deixe terminar de cozinhar (nesse ponto, para terminar o arroz, leva mais ou menos uns 5 minutos). Está pronto! É só colocar no prato e comer! (Foto 4).
Obs: Para esta receita eu usei o arroz parboilizado. Ele é um meio termo entre o branco e o integral (leia a reportagem ao final). Rende bastante e fica muito soltinho. Caso você queira utilizar o branco ou o integral, não há o menor problema. Lembre-se apenas de que o Integral geralmente leva mais tempo para cozinhar. Há quem coloque mais do que duas colheres de óleo para refogar o arroz. Para mim, duas são suficientes. Já ouvi também pessoas que misturam alho e cebola. Eu prefiro fazer ou somente com o alho ou somente com a cebola, mas ai é uma questão de gosto também. Em outro post, vou colocar qualquer dia a receita desse arroz branco com açafrão. Fica uma delícia e é super nutritivo! Não sei o que houve com a foto 4, que ficou em pé. De qualquer forma o arroz ficou soltinho e bem gostoso!
Bom apetite!
O que é esse tal de arroz parboilizado?
Conheça o "ex-pré-cozido", um mistério das gôndolas
por Juliana Cunha
O estranhamento começa no nome: parboilizado. O adjetivo vem do inglês parboiled, que junta partial e boiled para expressar a ideia de parcialmente fervido.

Na verdade, até tentaram emplacar no Brasil o nome mais saboroso de "pré-
cozido", vetado pelo Ministério da Agricultura. Acontece que cozinhar é uma coisa, parboilizar é outra. Mais especificamente, é imergir o arroz em água aquecida a uns 50°C. Esse processo faz com ele mantenha os nutrientes do arroz integral (vitamina B, magnésio, fósforo e potássio) e, de brinde, ainda cozinhe um pouco mais rápido que o tradicional arroz branco.

Um
arroz que é mais fácil de preparar, mais nutritivo e tem quase o mesmo gosto do branco. E mais caro, claro, uns 20% no saco de 5 quilos. Mas há quem defenda uma economia final, como a pesquisadora de marketing nutricional da USP, Bianca Bitencourt. "O pré-cozimento diminui o índice de grãos quebrados, compensando, de certa forma, o maior custo industrial."
La vie arroz
Dados nutricionais, a cada 100 g

BRANCO
Fibras: 0,2 g
Proteínas: 7 g
Calorias: 120
TEMPO DE PREPARO: 25 min

PARBOiLIZADO
Fibras: 0,5 g
Proteínas: 7,3 g
Calorias: 112
TEMPO DE PREPARO: 20 min

INTEGRAL
Fibras: 1 g
Proteínas: 7,3 g
Calorias: 107
TEMPO DE PREPARO: 40 min



Foto 1
Foto 2
 
Foto 3


Foto 4




4 comentários:

  1. O arroz parboilizado não precisa lavar, né? A vantagem dele é que não fica "papa"!

    ResponderExcluir
  2. Oi, Alessandro!

    Eu lavo de qualquer forma. Ele não fica "papa" mesmo. Acho uma delícia! Você gosta?

    ResponderExcluir
  3. Galerinha, só uso arroz integral... o tempo de cozinho é maior mesmo!!! A parte boa é que ele nunca fica "papa"!!!

    ResponderExcluir
  4. Oi, Luciane!

    Olha, eu acho que o arroz integral demora mais. Agora, pode ser que tenha diferença de uma marca para a outra. Vou marcar o tempo qualquer hora. Abraço!

    ResponderExcluir