Busca rapida

segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Brigadeiro de Chocolate com Leite Condensado Cozido


Brigadeiro de Chocolate com Leite Condensado Cozido
O Brigadeiro é um doce tipicamente brasileiro. E quase todos os brasileiros gostam desse doce. Ele é bastante característico das festas infantis. Resolvi testar uma nova forma de fazer Brigadeiro e o resultado foi bem interessante. Acho que para quem tem medo de errar o ponto, essa receita pode ser uma boa saída. Vamos tentar?

Ingredientes para o Brigadeiro – Parte 1 – cozinhando o leite condensado
ü  1 lata de leite condensado
Lave uma lata de leite condensado, despeje água em uma panela de pressão e coloque a lata. Tampe a panela. Quando começar a pressão, deixe a lata cozinhando por 20 minutos. Desligue a panela. Espere a pressão terminar por completo. Deixe a lata esfriar por pelo menos 2 horas antes de abri-la. (Você pode deixar a lata embaixo de uma torneira para que ela vá esfriando mais rápido. Eu sempre prefiro deixar a lata descansando antes de abrir).
Ingredientes para o Brigadeiro – Parte 2
ü  1 lata de leite condensado cozido
ü  2 colheres de sopa de margarina sem sal
ü  3 colheres de sopa de chocolate em pó
ü  Chocolate granulado (o quanto baste) – para a cobertura
Em uma panela despeje o leite condensado cozido, a margarina sem sal e as colheres de chocolate. Mexa até que a misture não esteja grudando no fundo da panela (de 5 a 8 minutos, mais ou menos). (Uma boa forma de saber o ponto do Brigadeiro e segurar o cabo da panela, como se estivesse fazendo uma panqueca, se a massa do doce se soltar sozinha é que está no ponto). O ideal é parar o Brigadeiro nesse ponto. Certa vez, em um curso que eu fiz, um dos participantes nunca tinha feito Brigadeiro. E, por incerteza, essa pessoa continuou mexendo o doce no fogo, depois desse “ponto”. Como nós fazíamos as massas em um dia para enrolar no outro, a desse participante ficou muito dura e a professora falou que foi tempo demais de fogão. Então, fica a dica, ok?
Despeje a massa em uma travessa untada com pouca manteiga sem sal. Deixe a massa esfriar (de 10 a 15 minutos no máximo). Coloque filme plástico nessa massa, de forma que não entre ar por nenhum canto. O filme plástico é bom aqui porque ele evita que o doce fique açucarado. Deixe essa massa em um local seco e fresco. Não leve à geladeira! A massa pode ser enrolada no dia seguinte.

Ingredientes para o Brigadeiro – Parte 3 – confeitando o doce
ü  Chocolate granulado (o quanto baste) – para a cobertura
ü  24 forminhas para brigadeiros (ou doces – se quiser decorar um pouco mais)
Em uma tigela (ou qualquer outro recipiente fundo), coloque o Granulado (geralmente um pacote de 150 gramas, para essa quantidade de Brigadeiro). Reserve. Complete uma colher de sobremesa (rasa) com a massa do Brigadeiro e enrole-a nas mãos. (Há quem passe manteiga nas mãos para enrolar. Eu enrolo com água. (Pouca água). Passe o Brigadeiro no chocolate granulado e coloque em forminhas.
Dica: se estiver fazendo para servir no dia anterior, por exemplo, procure caixas de camisa masculina, de papelão, com tampa e acondicione os docinhos nesta caixa. Isso garante que eles fiquem fresquinhos até a hora de serem servidos.
Obs: o sabor desse Brigadeiro e do tradicional é praticamente o mesmo. Só que eu achei que usando o leite condensado já cozido, a massa fica um pouco mais “tenra”, sem os possíveis “durinhos” da massa de quando a gente erra o ponto. E, usando o leite condensado cozido, tem que mexer bastante a massa, para que os ingredientes se incorporem. Vale a pena experimentar.
Outra vantagem em que eu vejo de usar o leite condensado já cozido é que você pode dividir a lata em 4 partes como eu fiz. Com uma lata de leite condensado eu fiz 4 tipos de doces: (6) Brigadeiros Tradicionais; (6) Brigadeiros de Ameixa; (6) Brigadeiros de Ovomaltine e (6) Brigadeiros de Castanha de Caju. Eu quis fazer variado para experimentar receitas e também era aniversário de uma amiga e eu quis presenteá-la com algo feito por mim. Vou postar as outras receitas no Blog. O interessante desse doce é que ele pode ser inventado e reinventado de muitas formas!
Em Montreal, no Canadá, era possível fazer Brigadeiro. O detalhe é que eu achava o leite condensado muito mais doce do que o nosso e a textura do que temos aqui, eu considerava bem melhor. O granulado também era diferente. O nosso é "macio" pois é feito de chocolate. Os que encontrei por lá eram feitos de açúcar, por isso ele era mais duro. Aparentemente o mesmo doce. Nada de diferente. Agora, as forminhas...uma mais linda do que a outra...se bem que aqui no Brasil temos opções maravilhosas também. Qualquer hora vou postar algo sobre minha aventura atrás das embalagens...mas agora uma pergunta:
Como surgiu o Brigadeiro? Você sabe? Leia a reportagem ao final da receita para descobrir!

Abraço e boa semana para todos nós!
Enjoy it!




Por Raquel Stapait

A história do Brigadeiro

O Brigadeiro surgiu de uma campanha eleitoral. Hoje é um docinho que não pode faltar nas festas de aniversário e nem mesmo quando junta toda a galera. Um doce simples e muito conhecido é passado de geração para geração.
Foi na eleição que disputou com Dutra, logo após a deposição de Getúlio, em 45, que o Brigadeiro ''que é bonito e é solteiro'' (seu bordão de campanha), apareceu pela primeira vez. A eleição acabou sendo ganha pelo candidato do PSD e PTB, Eurico Gaspar Dutra. Eduardo Gomes fora um dos tenentes de 30 e um dos heróis do episódio dos ''18 do forte''. Era o candidato da União Democrática Nacional, UDN. As eleitoras faziam docinhos e trocavam por donativos de campanha. Uns afirmam que foi uma senhora de Minas que teria feito os primeiros docinhos e oferecido ao candidato ''os docinhos preferidos do brigadeiro''. Depois o nome teria sido simplificado. O doce é feito com com leite condensado, margarina e chocolate em pó. Coloca-se tudo em uma panela e leva-se ao fogo até soltar bem do fundo da panela. Retira-se e coloca-se num prato untado de manteiga para esfriar um pouco. Quando estiver morna a massa, untar as mãos com manteiga e fazer as bolinhas. Passam-se em confeitos bem pequeninos ou chocolate granulado. Colocam-se em forminhas de papel.
O "brigadeiro" é um docinho de festa muito apreciado em todo o Brasil, particularmente nas áreas mais urbanas. Ele é conhecido em muitos países como "trufas brasileiras", pois a textura macia e delicada do chocolate faz lembrar as trufas francesas, embora o "brigadeiro" seja bem mais doce que elas. Os "brigadeiros" eram sempre servidos nas festas infantis, logo depois da hora do bolo e após cantar o "Parabéns". Hoje em dia, o protocolo foi quebrado e as crianças (de todas as idades) liquidam os "brigadeiros" que enfeitam a mesa do bolo bem antes da hora programada.


Fonte: http://www.guiadoscuriosos.com.br/lista.aspid_cur=664&id_cur_sub=664

2 comentários:

  1. como acondicionar os brigadeiros para vendas em restaurantes etc para que durem alguns dias.

    ResponderExcluir
  2. Olá!

    Tudo bem?

    Olha, o segredo está na vedação. É preciso que você os acondicione em embalagens fechadas. Quando eu faço, gosto sempre de colocar os brigadeiros em uma vasilha de vidro com tampa. Os doces ficam muito bem conservados. Já chegei a comê-los 5 dias depois e estavam com um sabor bem fresco ainda. Outro ponto é o "descanso" antes de enrolar. Envolva a massa com filme plástico, pois ela impede que o brigadeiro entre em contato com o ar. Isso evita que o doce fique açucarado. Deu pra ajudar?

    Boa sorte!

    ResponderExcluir