Busca rapida

sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Salada de Legumes com Maionese


Salada de Legumes com Maionese

Há muitas formas de se preparar uma salada de legumes com maionese, ou simplesmente maionese. Os ingredientes podem variar e os temperos também. Vou postar a receita de uma salada de legumes com maionese bem simples de se fazer. Embora não seja um prato novo, é um prato que pode ser feito no dia-a-dia.

Ingredientes para a Salada de Legumes com Maionese
ü  2 batatas descascadas e cortadas em cubos
ü  1 cenoura grande descascada e cortada em cubos
ü  10 unidades de vagem lavadas e cortadas em rodelinhas
ü  2 colheres de (sopa) de azeitonas verdes picadas em rodelas
ü  ½ suco de limão
ü  2 colheres de maionese
ü  Sal a gosto
Em uma panela, coloque os legumes picados. A batata geralmente cozinha um pouco mais rápido do que a cenoura e a vagem. Se preferir, coloque a batata em outra panela. Leve ao fogo até que os legumes estejam macios.
Em uma tigela, coloque o suco do limão, as colheres de maionese e o sal. Escorra os legumes e as azeitonas, até que não se tenha mais água. Coloque-os em outro recipiente para que possam secar bem. (É realmente muito importate que os legumes estejam secos. Isso ajuda a acentuar o tempero e o sabor da salada de legumes com a utilização da maionese). Junte os legumes à mistura que está na tigela. Mexa delicadamente. Leve um pouco na geladeira (pelo menos 30 minutos) para que ela possa esfriar. Está pronta! Agora é só comer!
Obs: Usei a maionese light que eu tinha em casa para essa receita. Mas será que o produto é Light mesmo? (Leia parte de um texto ao final da receita). Quem preferir, pode até usar a normal ou mesmo fazer a maionese em casa. Para essa receita eu não coloquei, mas às vezes coloco uma pitada de noz moscada e um pouco de pimenta preta. Fica uma delícia. Há quem prefira cozinha os legumes em pedaços maiores, para depois espremer tudo junto. Também dá certo e fica muito gostoso. Já vi esse tipo de salada com milho verde, salsinha, cebolinha, entre outras coisas. A escolha dos ingredientes vai depender do gosto de cada um.   
Tá com legumes na geladeira sem saber o que fazer? Que tal?



Alimentos light: será que eles são mesmo a melhor opção na dieta?

Eles também possuem calorias e precisam ser consumidos com cuidado e moderação

Por Roberta Vilela - atualizado em 11/04/2011
É light mesmo?

A informação deve estar impressa nas embalagens. Se você identificar uma redução de, pelo menos, 25% de nutrientes ou calorias num alimento, ele pode ser considerado light. Apesar disso, a própria tabela nutricional pode confundir o consumidor. Ás vezes, um pão normal tem uma tabela em que se avalia 30 gramas do produto, enquanto o pão light possui uma que considera a porção de 20 gramas. Por isso, deve-se ficar atento ao rótulo e verificar a proporcionalidade entre eles.

A nutricionista Camila Abreu enfatiza que não é preciso consumir apenas alimentos diet ou light. O importante são os conceitos de bom-senso e moderação. "Mesmo se o alimento for light fique atento às quantidades ingeridas. Não só a escolha dos alimentos certos, mas também a quantidade é o que faz alguém engordar ou emagrecer", aponta a nutricionista.





Um comentário: