Busca rapida

sábado, 8 de setembro de 2012

Enrolado Salgado Assado da Dona Páscoa

Enrolado Salgado Assado da Dona Páscoa
Aqui está! A primeira receita do Blog! É um enrolado que minha nona fazia muito e que eu adorava comer quando era criança!!! E que ainda gosto muitoooooo de comer!!!Espero que vocês também gostem!!!
Ingredientes da Massa (Para 1 enrolado grande)
ü  1 tablete de fermento fresco (15gr)
ü  1 colher de (sobremesa) de açúcar
ü  1 colher de (chá) de sal
ü  ½ copo (de requeijão) de água morna
ü  ½ copo de (requeijão de óleo)
ü  Aproximadamente 300gr de farinha de trigo
Ingredientes do Recheio  (Para o enrolado igual ao da Foto)
ü  2 tomates médios (firmes)
ü  200 gramas de mozzarella fatiada
ü  Orégano
ü  Queijo parmesão (opcional)
ü  Azeite
ü  Sal
Corte os tomates em rodelas finas. Em seguida, polvilhe cerca de duas colheres de orégano e o sal (o quanto baste). Regue essa misture com 4 colheres de azeite e reserve por pelo menos 30 minutos.
Modo de Preparo da Massa
Em uma tigela, coloque o tablete de fermento, o açúcar e o sal. Com um garfo, amasse esses ingredientes até que você obtenha uma misture líquida. (Alguns chamam esse procedimento de “Reação Química do Fermento” e esta etapa é muito importante para a qualidade da massa). Junte a água morna a essa mistura líquida e mexa. Acrescente o óleo e mexa um pouco mais.  Vá até colocando o trigo que a massa não grude nas mãos. Pode ser que você use um pouco mais ou um pouco menos da quantia dada na receita (só tome cuidado para que a massa não fique dura). Sove a massa por uns 5 minutos. Ela tem que ter uma consistência macia no momento em que você a estiver sovando. Faça uma bola com a massa e coloque-a em uma tigela e cubra-a com um pano de prato e deixe descansar por uns 40 minutos. (Em dias muito quentes o tempo de descanso pode ser menor). Eu sempre deixo a massa crescer coberta com pano de prato, dentro do forno do fogão (sem a grelha divisória do forno).
Limpe um espaço na cozinha para que possa abrir a massa. Polvilhe essa bancada com um pouco de trigo e abra a massa com um rolo. Coloque uma camada de queijo, deixando as laterais livres para fechar o enrolado. Em seguida, coloque a mistura de tomate que estava reservada. Enrole a massa e feche os cantos para que o recheio não espalhe.
Pincele uma gema de ovo e espalhe-a com um pincel culinário. Salpique orégano e queijo parmesão (opcional) se quiser fazer um enrolado mais decorado.
Leve ao forno previamente (10 minutos) aquecido a 200° de 30 a 35 minutos. (Até que o enrolado esteja assado). Levante a massa para ver se está corada embaixo).
O recheio para essa receita é uma sugestão. Cada pessoa pode preparar o recheio como quiser.
Dica: Cebola Fatiada. Para quem for utilizá-la, se a cebola estiver muito forte, é bom deixa-la de molho em água fria por uns 30 minutos antes de colocá-la no recheio que ficará reservado. Quando a cebola é muito forte e fica de milho ela solta uma “película”, parecida com um plástico. Ao retirar isso, o gosto da cebola fica mais suave. Pelo menos é o que eu percebo...
Curiosidade: mussarela ou muçarela? Quer saber a resposta? Clique aqui para conferir!
Bon Appetit!







6 comentários:

  1. Hayyyyyyy Patricia que saudades desse enrolado...que nem o da nona mesmo???quero experimentar o seu tb...bjokas....débora albiero

    ResponderExcluir
  2. Oi, Beba!

    Nona fazia, lembra? Uma delícia menina! Sim, igual o dela! Vou fazer um dia em que eu estiver ai e levo para você! Beijo, Beba!

    ResponderExcluir
  3. Me lembrou o rocambole de linguiça que minha "vó" fazia para eu levar nas festinhas da escola! Saudades!

    ResponderExcluir
  4. Alessandro,

    Esse minha Nona fazia também para as festinhas da escola. E, eu também tenho muita saudade!

    ResponderExcluir
  5. Olha Paty, eu até consigo fazer bastante coisa na cozinha, massss massa de abrir na mão e sovar e coisa e tal, achoo que não dou conta, quando tiver uma massa de liquidificador para alguma torta põe aqui também rsrs ... beijoo

    ResponderExcluir
  6. Oi, Dalma!

    Você consegue sim! Quando eu comecei a cozinhar foi um desastre! Eu errava cada coisa simples, nem te conto...mas ai chega um momento em que você se permite tentar...e ainda assim erra...só que vem maior a persistência...e quando menos se espera...já está fazendo bem!

    Beijo!

    ResponderExcluir