Busca rapida

domingo, 9 de setembro de 2012

Bolo de Massa Branca Recheado com Frutas e Coberto com

Bolo de Massa Branca Recheado com Frutas e Coberto com
Creme de Leite Fresco
Apesar de ser um bolo recheado e com cobertura, ele é leve e não é enjoativo. Uma ex-aluna minha fez essa massa de bolo em uma festinha surpresa que  os alunos fizeram para mim no dia dos professores. Uma delícia!!!Usei a mesma massa, mudando recheio e cobertura!!! Que tal?
Ingredientes do Pão-de-Ló (para fazer o bolo do tamanho da foto)
ü  4 ovos (separar claras e gemas)
ü  2 xícaras (chá) de farinha de trigo (peneirada)
ü  2 xícaras (chá) de açúcar (peneirado) – eu geralmente coloco um pouco menos
ü  1 xícara (chá) de água fervente
ü  1 colher (sopa) de fermento em pó
ü  1 colher (chá) de essência de baunilha
ü  De ½ a 1 copo de (requeijão) de guaraná para regar a massa
*Você pode substituir a água pelo leite, mas eu não gosto. Prefiro a massa feita com a água, pois o bolo fica mais leve.
Modo de Preparo do Pão-de-Ló
Ligue o forno enquanto prepara a mistura. Temperatura 180°.
Em uma tigela, bata as claras até que atinjam o ponto de neve. Aprendi em um curso que fiz que uma pitadinha de sal faz com que as claras fiquem mais firmes que o normal. Então, eu sempre adiciono, mas tem que ser uma pitadinha mesmo. Mas é opcional. Dá certo também se fizer sem a pitada de sal. Reserve as claras.
Na tigela da batedeira, coloque as gemas e junte a água quente. Bata de 3 a 5 minutos, até que você tenha uma mistura com bastante espuma. Vá intercalando o açúcar e a farinha até colocar tudo. Deixe bater por uns 5 minutos. Desligue a batedeira. Acrescente a essência de baunilha e mexa. Coloque o fermento e mexa mais um pouco. Por fim, agregue às claras em neve à mistura, com muita delicadeza. (Eu geralmente uso uma colher grande para fazer essa mistura). Quando trabalhamos com as claras em neve, temos que ter bastante cuidado, pois elas são muito delicadas. Todavia, seu bom manuseio é que garante um bolo fofinho. Ao terminar de incorporar por completo as claras, coloque a mistura em uma assadeira oval, untada e polvilhada. Bata a assadeira com a massa na pia (para eliminar possíveis bolhas na massa). Leve para assar até que a massa fique corada. Mais ou menos de 25 a 30 minutos.
Ingredientes do Recheio
ü  1 lata de leite condensado cozido
ü  ½ caixinha de creme de leite UHT
ü  1 copo (requeijão) de água
ü  2 colheres (sopa) de açúcar
ü  Gotas de limão
ü  150 gramas de castanha de caju triturada
ü  1 xícara (chá) de manga em cubos
ü  1 xícara (chá) de kiwi em cubos
ü  1 xícara (chá) de morango em cubos
ü  1 xícara (chá) de abacaxi em cubos
 Observação: (Há quem prefira fazer um creminho cozido ao invés de usar o leite condensado cozido com o creme de leite. O sabor também fica bem gostoso. Para fazer o creminho, basta colocar uma lata de leite condensado, a mesma medida de leite e 3 colheres de sopa de amido de milho e 1 colher de chá de essência de baunilha. Dissolva (completamente) o amido no leite. Em uma panela, coloque o leite condensado com a essência de baunilha e leve ao fogo. Mexa. Acrescente o leite misturado com o amido. Mexa até que comece a desprender do fundo da panela). Coloque em uma tigela e deixe esfriar. (Não se esqueça de colocar filme plástico para não formar película. Existem versões desse creme que são feitas com açúcar e gema, ao invés de usar o leite condensado. Ainda assim, gosto de acrescentar meia caixinha de creme de leite UHT e bater em batedeira).
Lave a lata de leite condensado e coloque-a na panela de pressão. Quando pegar pressão, deixe que cozinhe por 15 minutos e desligue o fogo. (Cozinhar por 15 minutos, faz com que o leite condensado mantenha a cor que ele tem. Ele ficará consistente). Espere terminar a pressão para abrir a panela. E, espere cerca de 1 hora para abrir a lata de leite condensado. Abra a lata de leite condensado e misture o creme de leite. Bata essa mistura na tigela da batedeira. Coloque as castanhas de caju trituradas. Leve à geladeira. Cubra com filme plástico para não formar película e reserve.
Leve ao fogo, em uma panela, a água, o açúcar e as frutas picadas (com umas gotas de limão). Quando levantar fervura (começa a espumar) desligue e coe. Coloque as frutas em uma tigela e reserve. (Já fiz um bolo assim com as frutas em ferver, mas achei que algumas frutas ficaram muito duras).
Quando as frutas estiverem frias (e sem água), misture-as ao creme que está na geladeira. Volte à geladeira.

Desenformando; cortando e recheando o Bolo
Assim que o bolo estiver assado, retire-o do forno e deixe esfriar por uns 5 minutos. Desenforme o bolo e deixe-o descansar. (É importante que o bolo possa “respirar”. Então, deixe um espaço entre a mesa e o bolo. A grelha deslizante do fogão, é uma boa opção para deixar o bolo descansar. O bolo deve ficar na mesma posição que ele estava na assadeira).
Quando o bolo estiver frio, corte-o duas vezes. Você vai ficar com três discos do bolo. Assim, ele vai ter duas camadas de recheio.
Ao invés de escrever sobre como rechear o bolo, vou postar o link do vídeo que eu assisti para aprender a fazer. Há muitos vídeos na Internet, mas achei que esse é ótimo, pois é simples e fácil de fazer. E o melhor, com utensílios que todos nós temos em casa!!!. A única diferença é que ela usa mais guaraná do que eu sugeri na receita. Quem gosta de bolo bem molhado, pode até colocar mais. Só que tenham cuidado! Quis deixar um bolo bem molhado uma vez e na hora do “Parabéns” o guaraná veio antes do primeiro pedaço!!!
*Eu sempre deixo o bolo com o recheio de um dia para o outro na geladeira (envolto no plástico e dentro da própria assadeira do bolo – como ela explica no vídeo). Fica mais gostoso. Porém, já fiz bolo, recheio e cobertura em um mesmo dia. Deixei o bolo recheado, antes de cobri-lo por 4 horas na geladeira.
Link para aprender a rechear bolos:

Ingredientes da Cobertura
ü  250 ml de creme de leite fresco
ü  3 colheres (sopa) de açúcar
ü  Frutas picadas para decorar o quanto baste (para o bolo da foto, utilizei apenas Kiwis e Morangos).
Na tigela da batedeira, coloque o creme de leite e bata por 3 minutos. Acrescente o açúcar e continue batendo, até que você obtenha picos firmes. Nas primeiras vezes é bastante comum “errar” o ponto do Chantilly feito com creme de leite fresco. E, quando ele passa do ponto, ele fica amanteigado. Assim, existem no mercado, muitos Chantillys de caixinha que também é uma boa opção (especialmente quando você precisa que o bolo dê certo mesmo).
Em um curso que eu fiz no Canadá, descobri um produto que é chamado de “Estabilizador” para Creme de Leite Fresco. É ótimo, pois mesmo que você bata bastante o Creme de Leite Fresco, ele não vai passar no ponto. Não sei se existe aqui no Brasil. Caso alguém conheça algo parecido, pode por gentileza, compartilhar!!!

Decoração do Bolo
A decoração dos bolos pode ser uma parte difícil ou fácil. Vai depender da criatividade e da habilidade de cada pessoa. Para o Bolo que eu fiz, utilizei uma colher para espalhar o chantilly, até deixá-lo bem liso. Depois, usei uma manga de confeitar com bico Pitanga e fui fazendo uma decoração do meu jeito. Coloquei as frutas picadas e depois duas velinhas. Use sua imaginação e faça uma linda decoração!!!
Espero que tenham gostado!
Bon Appetit!





18 comentários:

  1. Gente...esse bolo deve ter ficado "bom dimais da conta". Parabéns pelo blog Patrícia. Bjs

    ResponderExcluir
  2. Oi, Andréia!

    Ficou gostoso sim! Eu adoro bolo!!! Obrigada pelo carinho!

    Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Em casa, a gente adora leite condensado cozinho pra comer aos pedaços (45min de fervura na pressão). Para acelerar o resfriamento, eu coloco a lata num balde com água... 15 minutos e tá frio e pronto para abrir a lata com segurança!

    ResponderExcluir
  4. Oi, Alessandro!

    Às vezes eu também faço isso, mas por medida de segurança, achei melhor colocar assim. Entende? Obrigada pela dica de qualquer forma!

    Abraço,

    Patrícia

    ResponderExcluir
  5. Delícia de bolo, Paty!
    Quando fizer de novo, avisa que vou fazer uma boquinha! ;)

    Beijão!

    ResponderExcluir
  6. Oi, Gabi!

    Super feliz que vc é membro!!!

    Bjão!

    ResponderExcluir
  7. Eu fiz !!!!! Ficou maravilhosa a massa , pra ser sincera , é a melhor massa de pão-de-ló que já fiz. Quanto ao recheio , achei que a consistência fosse mais firme, fica uma delícia, porém mais líquida que o de costume . Recebi muitos elogios.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Mila!

      Que legal!

      A consistência do recheio não fica tão firme, pois ela é bem natural. Digo, não usei nada que pudesse ajudar a deixar mais firme. Porém, se quiser algo que seja mais "durinho", você pode deixar o leite condensado cozinhar mais. O recheio vai ficar um pouco mais escuro, mas a tendência é que ele endureça também. A massa eu também adoro!!! Preciso fazer mais bolos para postar!!! Obrigada por acompanhar o blog! Abraço,
      Patrícia

      Excluir
  8. vou tenta fazer no aniversario do meu marido espero conseguir.beijos

    ResponderExcluir
  9. Oi, Janaina!

    Você vai conseguir sim! Tenho certeza! Qualquer problema,entre em contato!

    Abraço,

    Patrícia

    ResponderExcluir
  10. Olá, posso fazer esse bolo hj, par cobrir somente amanhã? pergunto isso por causa das frutas
    Obrigada e parabéns!!!
    Bjs

    ResponderExcluir
  11. Olá!

    Pode sim! O ideal é fazer um dia antes mesmo. Faça, coloque o recheio (use a técnica do plástico que eu explico) e leve para a geladeira pelo menos por 12 horas. Ai então você pode cobrir. Ainda mais se for cobrir com creme de leite fresco como eu fiz. É uma delícia de bolo! Espero que faça bastante sucesso!

    Abraço e obrigada por visitar o blog!

    Patrícia

    ResponderExcluir
  12. qual o tamanho dessa assadeira Patrícia? Posso fazer em uma retangular não tão pequena, acredito que seja de um tamanho médio, 28x38? Procurei em muitos sites uma receita de massa de bolo para confeitar e sua receita e suas dicas ganho de 10x0 em toda a minha pesquisa! ;)

    ResponderExcluir
  13. Oi, Gisele!

    Tudo bem? Muito obrigada pelos elogios! Fico bastante contente! Obrigada!

    Olha, a assadeira tem mais ou menos 21cm por 5cm de profundidade. Eu vou mandar o link para você de qual forma é e a referência dela é a 2105-2193. Dê uma olhada. Eu já fiz em retangular também e dá certo e a medida é mais ou menos essa que você menciona. Porém, para a retangular, eu sugeriria que você fizesse 1 receita e 1/2. A não ser que faça a opção por utilizar mais recheio e menos massa, mas ai precisa cortar bem certinho para não ter perigo de desmanchar, sabe? Siga as dicas para confeitar que você vai ver que vai dar certo! Estou devendo um pouco de receitas ao blog, mas é por conta da falta de tempo. Estou com muita vontade de fazer um bolo de abacaxi. Vamos ver se consigo! Tenho fotos de receitas, mas ainda não consegui escrever! Boa sorte no bolo! Faz com pensamento positivo e amor que vai dar certo! Você vai ver! Depois passa aqui pra me contar como foi, ok?
    Um abraço e tenha um excelente dia!

    Patrícia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Gisele!

      O link! Mil desculpas!

      http://www.wilton.com/store/site/product.cfm?id=3E310E95-475A-BAC0-59FA0F8FC6E8EBA4&killnav=1

      Patrícia ;)

      Excluir
    2. Obrigada, Patrícia!!! Passando pra dizer o quanto ficou bom o bolo, todos gostaram muito, recebi bastante elogios, ficou realmente muito gostoso, a massa é simples e muito fácil de preparar e trabalhar na hora do recheio, apenas mudei o recheio, fiz 3 camadas, o primeiro recheio, de chocolate, o segundo de baba de moça e o terceiro tbm de chocolate. Só a decoração final que não ficou assim coisa de profissional, rsrs.. mas o sabor ficou realmente excelente, ficou muito leve. Recomendo a todas que assim como eu não tem muito jeito na cozinha e que gostaria de fazer um bolo e confeitá-lo, a fazer com essa massa, genial!! Fiz algumas fotos, se dps quiser te mando por e-mail Patricia! :) Meu sincero agradecimento!!!!

      Excluir
    3. Oi, Gisele!

      Que notícia mais excelente! Fiquei muito contente!

      O bolo é bom mesmo, mas melhor do que isso é saber que deu certo! Essa é a parte mais importante de todas!

      Que delícia de recheio!!!

      Para confeitar eu uso o saco com um bico bonito e vou decorando como dá! Mas também não sou profissional não! Quem me derá! Mas eu me esforço, viu?

      Pode mandar sim as fotos que eu quero ver! Ficarei contente!

      Estou devendo posts de receitas no blog, mas está tão corrido! Vou tirando as fotos e acabo não postando!

      Gisele, mantenha contato e envie o blog pra seus contatos, pra que tenha mais membro!

      Um abração e escreva sempre!

      Patrícia :)

      Excluir