Busca rapida

segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Molho de Tomate Fresco


Molho de Tomate Fresco

Existem muitas e muitas variações de molho para macarrão e outros tipos de massa. Vou postar algumas no Blog. Mas pra hoje, vamos de Molho de Tomate Fresco? Quem é que não gosta de comer uma boa macarronada com esse molho vermelhinho tão perfeito ofertado pela mãe Natureza?

Ingredientes para o Molho de Tomate Fresco
ü  8 tomates médios bem lavados sem a tampa e sem pele
ü  1 colher de (café) rasa de pimenta branca moída
ü  1 colher de (café) rasa de pimenta preta moída
ü  1 colher de (café) rasa de noz moscada moída
ü  1 colher de (sobremesa) de sal
ü  1 colher de (café) rasa açúcar (para tirar um pouco da acidez do tomate)
ü  6 colher de (sopa) de azeite
Opcionais:  Há quem goste de acrescentar outros temperos e também cebola. Eu não coloco. Quem quiser dar uma aromatizada no Molho, existe a opção de colocar (no final do cozimento) umas duas folhas de manjericão fresco. Fica muito bom também.

Em uma panela (eu gosto de fazer na panela de ferro), coloque os temperos, o açúcar, o azeite e o sal e mexa. Corte o tomate em 4 pedaços. Coloque-os (pouco a pouco) em um triturador. Deixe triturar por cerca de um minuto. Vá colocando os tomates triturados na panela. Quando terminar, leve a panela ao fogo (fogo baixo). Tampe-a e deixe cozinhar. Quando estiver com mais ou menos uns 10 minutos no fogo, prove o Molho e veja se o sal está como você gosta. Caso seja necessário, acrescente mais. Eu coloco a quantidade descrita acima, já que depois vem o queijo parmesão ralado e ele já tem bastante sal. (O tempo pode variar de 20 a 30 minutos). Vai depender da consistência que você quer dar ao seu molho.
Não há a necessidade de colocar água, pois os tomates já têm água própria. Mas é muito importante lavar bem e cortar os tomates, para verificar se ele está bem limpo por dentro. Eu não acrescento massa de tomate. Acho mais saboroso apenas com os tomates.
A primeira foto é dos tomates triturados antes de estarem cozidos. A segunda já é o Molho pronto. Coloquei o Molho em um pouco de macarrão para mostrar a textura que ele fica. A quantidade da receita dá para 250gr de macarrão.
Obs: Há muitos tipos de tomates. Eu gosto bastante do Italiano. Mas, como o tomate anda muitooo caro, uso aquele que estiver com preço mais acessível.
Curiosidade: Você saberia dizer se o tomate é uma fruta ou um vegetal (legume)? Leia o texto abaixo. Muito interessante!

Is a tomato a fruit or a vegetable?
The confusion about 'fruit' and 'vegetable' arises because of the differences in usage between scientists and cooks. Scientifically speaking, a tomato is definitely a fruit. True fruits are developed from the ovary in the base of the flower, and contain the seeds of the plant (though cultivated forms may be seedless). Blueberries, raspberries, and oranges are true fruits, and so are many kinds of nut. Some plants have a soft part which supports the seeds and is also called a 'fruit', though it is not developed from the ovary: the strawberry is an example.
As far as cooking is concerned, some things which are strictly fruits, such as tomatoes or bean pods, may be called 'vegetables' because they are used in savoury rather than sweet cooking. The term 'vegetable' is more generally used of other edible parts of plants, such as cabbage leaves, celery stalks, and potato tubers, which are not strictly the fruit of the plant from which they come. Occasionally the term 'fruit' may be used to refer to a part of a plant which is not a fruit, but which is used in sweet cooking: rhubarb, for example.
So, the answer to the question is that a tomato is technically the fruit of the tomato plant, but it's used as a vegetable in cooking.










2 comentários:

  1. Em termos botânicos, o tomate é o fruto do tomateiro, ou seja, é o ovário (da flor) que se desenvolve após a fecundação. Os óvulos fecundados originam as sementes. O tomate é um fruto indeiscente (que não se abre para liberar as sementes), carnoso, do tipo baga.
    Em termos agrícolas, o tomateiro é estudado na Olericultura, parte da Fitotecnia responsável por estudar do plantio à colheita e comercialização das olerícolas, ou seja, verduras (alface, rúcula, couve, etc.), legumes (tomate, abóboras, pepinos, berinjela, etc.), bulbos (alho, cebola), tubérculos (batata, beterraba, cenoura), rizomas (batata-doce, gengibre) e plantas aromáticas e medicinais.
    Vocês sabiam que o arroz, o grão de milho, a "semente" de girassol também são frutos?
    E que no caso do caju, o verdadeiro fruto é a castanha (a parte carnosa é o receptáculo floral desenvolvido).
    Ah, o morango é tb. um pseudofruto... os frutos verdadeiros são os pontinhos pretos (chamados de aquênios) assim como no figo (os verdadeiros frutos são aquilo que a maioria das pessoas acham que são sementes).
    Mais uma curiosidade: já perceberam que a banana, o limão tahiti e a laranja baía não têm sementes? Pois é, nas flores dessas plantas não ocorre fecundação e somente o ovário se desenvolve (esse processo se chama partenogênese).

    ResponderExcluir