Busca rapida

terça-feira, 18 de setembro de 2012

Salada de Beterraba com Queijo Parmesão e Vinagre Balsâmico


Salada de Beterraba com Queijo Parmesão e
Vinagre Balsâmico


A Beterraba tem uma cor linda! Popularmente acredita-se que ela tem muito ferro. A verdade é que a concentração maior desse elemento está nas folhas e não na Beterraba em si. De qualquer forma, ela é muito gostosa e rica em outros nutrientes. Vou postar uma receita de salada bem suave. Espero que vocês gostem!

Ingredientes para a Salada de Beterraba
ü  2 beterrabas (de tamanho médio) cozidas e cortadas em palito
ü  4 colheres de (sopa) de queijo parmesão ralado fino
ü  4 colheres de (sopa) de vinagre balsâmico
ü  2 colheres de (sopa) de azeite
ü  Pimenta do reino preta a gosto
ü  Sal a gosto
Lave e descasque duas beterrabas (de tamanho médio) e coloque-as para cozinhar por cerca de 15 minutos. Antes de desligar o fogo, verifique se já estão tenras. Se precisar, deixe um pouco mais no fogo até atingir a consistência adequada. Escorra toda a água da beterraba e deixe-as secar por completo. Quando estiverem secas, pique-as em palitos finos. Coloque esses palitos em uma tigela acrescentando: o sal; a pimenta; o azeite e o vinagre balsâmico. Misture delicadamente e coloque em um refratário para servir. Polvilhe com o queijo parmesão.
Obs: Há pessoas que não gostam do vinagre balsâmico (ele é escuro). Não fiz a receita com o vinagre comum para saber como fica. O vinagre balsâmico dá um gosto muito diferenciado em saladas, por isso, eu o utilizo bastante.
Você sabia que o vinagre balsâmico tem poucas calorias e dizem que ele até ajuda a prevenir doenças cardiovasculares quando associado ao azeite de oliva? Leia a reportagem! Muito interessante!
Bom apetite!





Vinagre balsâmico ajuda a prevenir doenças cardiovasculares
Com baixo valor calórico e substâncias antioxidantes em sua composição, o alimento pode trazer benefícios para sua saúde
Da Redaçãolém de saudável, o vinagre balsâmico tem poucas calorias
Utilizado para realçar o sabor das receitas, o vinagre balsâmico é um condimento distinto devido ao processo de elaboração e às características aromáticas que adquire. De aspecto denso e escuro e com sabor acentuado agridoce, é recomendado para aromatizar saladas, carnes, peixes, no preparo de molhos e até sobremesas.

O vinagre, à semelhança do vinho, possui antioxidantes e flavonóides, substância que está associado com uma redução no risco de desenvolvimento de doenças crônicas, bem como as cardiovasculares.

Um estudo realizado em 2006, pelo Prof. Dr. Robert Vogel da Universidade Maryland, nos Estados Unidos revela que o balsâmico, associado ao azeite de oliva, ajuda a reduzir a repentina inflamação e oxidação das artérias, pois preservam a elasticidade e flexibilidade das artérias independente dos níveis de colesterol.

Segundo o estudo, as dietas ricas em gordura atrapalham a produção de óxido nítrico, uma substância necessária para manter as artérias flexíveis. Com o tempo, isso pode causar o endurecimento dessas artérias e aumentar os riscos de doenças cardíacas. O vinagre balsâmico aliado ao azeite de oliva é benéfico porque contém arginina, um aminoácido usado pelo corpo para produzir óxido nítrico.

Balsâmico aliado ao azeite - Segundo o cardiologista e nutrólogo do Hospital do Coração, Daniel Magnoni, tanto o balsâmico quanto o azeite de oliva são elementos que compõem a dieta mediterrânea, que cada vez mais recebe validações de seus ingredientes que possuem efeito relaxante arterial, antioxidante e previne doenças cardiovasculares.

“Cerca de 60% do cardápio da dieta mediterrânea é composto por cereais; 25% por gordura de origem vegetal, como o azeite de oliva e apenas 5% por carne. O balsâmico tornou-se elemento complementar desta dieta, pois associado ao azeite de oliva ajuda a eliminar os radicais livres além de desobstruir as artérias estimulando a eliminação do colesterol, conclui dr. Magnoni.
Fonte:http://www.abril.com.br/noticias/ciencia-saude/vinagre-balsamico-ajuda-prevenir-doencas-cardiovasculares-427503.shtml

2 comentários: