Busca rapida

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Refogado de Mandioquinha com Cebola e Salsinha


Refogado de Mandioquinha com Cebola e Salsinha
Estamos começando mais uma semana! Então pensei em colocar uma receita bem fácil de fazer. Ela é nutritiva e deliciosa! E o preço da mandioquinha não anda dos piores não. Vamos tentar?

Ingredientes para fazer o Refogado de Mandioquinha
ü  2 mandioquinhas (grande) descascadas e raladas
ü  ½ cebola picada bem miudinha
ü  1 colher de (sopa) rasa manteiga
ü  2 colheres de (sopa) rasa de azeite
ü  1 colher de (sopa) de salsinha desidratada
ü  Sal e pimenta preta a gosto
ü  Uma pitadinha de noz moscada
Em uma panela, coloque a manteiga, o azeite e a cebola. Deixe refogar até que a cebola comece a ficar dourada. Nesse momento, coloque a mandioquinha ralada e junte os temperos. Deixe refogar por volta de 5 a 6 minutos. Quando a mandioquinha estiver tenra, já está no ponto. Acrescente o sal e mexa delicadamente. Desligue o fogo. Polvilhe com a salsa desidratada (ainda vou postar a receita de como fazer a salsa desidratada que também é conhecida como salsinha purpurina). Coloque em um refratário e sirva.
Bom apetite!!!
Obs: Cuidado para a mandioquinha não cozinhar demais. Se isso acontecer, ela ficará muito mole e com gosto um pouco aguado.
Há muitas outras formas de se comer mandioquinha. A receita de hoje é apenas uma delas. Vou postar mais, sempre que possível!
Você sabe em que em quais vitaminas a mandioquinha é rica? Clique aqui e confira!

8 comentários:

  1. Patricia me deu agua na boca!!Vou procurar essa mandioquinha por aqui...Bjs.

    ResponderExcluir
  2. Oi, Rogério!

    Tudo bem? Nunca encontrei mandioquinha em Montreal. Certa vez comprei algo muito parecido, mas tinha um sabor meio mentolado. Não sei o que era, mas não era mandioquinha!
    Abraço para vocês 3!

    ResponderExcluir
  3. Em outros Estados do Brasil, a mandioquinha, da família das Apiáceas (a mesma da cenoura, da salsa, do aipo, do anis, da erva-doce, do coentro, da cicuta), é bastante conhecida como batata-baroa. É uma hortaliça originária dos Andes, sendo assim cultivada em regiões de clima frio, com altitudes entre 1500 e 2500 m. No Brasil, é principalmente cultivada na Região Centro-Sul, principalmente nas áreas elevadas onde ocorrem condições climáticas similares ao seu local de origem, mas com algumas exceções, onde atualmente seu cultivo tem sido bem sucedido em regiões do Distrito Federal, Goiás e Tocantins. Atualmente, com a alta do preço da batata, a mandioquinha tem sido uma excelente opção de substituição.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Alessandro!

      Obrigada pelas informações preciosas. Muito mesmo! A mandioquinha está mais barata por esses tempos mesmo!

      Excluir
  4. Patrícia, na América do Norte e Europa, usa-se muito a pastinaca (ou parsnip na Inglaterra, cherovia em Portugal ou chirívia no Brasil). Já li que dá sabor de anis quando usada em sopas. Não teria sido isso que você usou no Canadá?

    http://raizesblog.blogspot.com.br/2008/01/pastinaca.html

    ResponderExcluir
  5. Oi, Alessandro!

    O nome era esse mesmo. Dava exatamente esse sabor de anis. Eu não gostei. É muito parecida por fora, mas o gosto totalmente diferente.

    ResponderExcluir