Busca rapida

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Salada de Grão de Bico com Champignon e Azeitona


Salada de Grão de Bico com Champignon e Azeitona

Eu não era fã de grão de bico. Sabe aquele tipo de comida que você fala que não gosta, mas que na verdade nunca experimentou direito? Pois é. Resolvi dar uma chance de verdade e agora eu gosto muito! Fiz uma versão um pouco variada que vou postar agora. Ficou muito boa! Espero que aproveitem e que criem novas receitas!

Ingredientes para a Salada de Grão de Bico
ü  2 xícaras de grão de bico
ü  8 colheres (de sopa) de azeitona verde em rodelas
ü  8 colheres de (sopa) champignon picado
ü  8 colheres de (sopa) de azeite
ü  1 envelope de tempero de legumes (opcional)
ü  1 colher de (sopa) de salsinha desidratada
ü  Sal e pimenta preta moída a gosto
Lave os grãos de bico em água e escorra. Coloque na panela de pressão com água suficiente para seu cozimento (aproximadamente uns 3 dedos acima da quantidade de grão de bico). (Se quiser colocar um envelope de tempero de legumes junto para dar um gosto a mais não há problema. Eu coloquei nesta receita e achei que ficou bem interessante). Quando pegar pressão, abaixe o fogo e deixe cozinhar por 30 minutos. (Antes de abrir a panela, espere a pressão terminar por completo). Verifique se o grão de bico está macio. Ele não pode esfarelar, mas também não deve estar duro. Esse tempo na minha panela de pressão foi o suficiente para que ele atingisse essa consistência. Se o grão de bico ainda estiver duro, leve novamente ao fogo, de 5 a 10 minutos.  Em um escorredor de legumes, coloque o grão de bico, soltando a água da panela de pressão. Espere o grão de bico secar um pouco.
Coloque a porção de grão de bico em uma tigela. Em seguida, coloque o sal, a pimenta, a azeitona e o champignon. Misture delicadamente. Acrescente as colheres de azeite e misture mais um pouco. Por fim, polvilhe a salada com a salsa desidratada, mexendo delicadamente. Deixe a salada descansar um pouco antes de servir.
Obs: há quem prefira deixar o grão de bico de molho na véspera de seu preparo, dispensando assim o uso da panela de pressão. Já fiz e dá certo também. Para essa receita eu não deixei de molho e fiz no dia. Dá certo da mesma forma. Há quem prefira deixar a salada na geladeira por volta de 2 horas antes de servir. Eu não deixei, mas não há problema em se deixar.
Há também algumas receitas em que é melhor que o grão de bico esteja descascado. Eu não tirei a casca para essa receita.
Você sabia que o grão de bico pode deixar uma pessoa mais feliz? Acesse a reportagem ao final do post! Muito interessante!
Bom apetite!!!




2 comentários:

  1. Eu adoro salada de grão-de-bico, se tiver bacalhau desfiado melhor ainda!

    ResponderExcluir
  2. Oi, Alessandro!

    Eu também gosto muito! O azeite dá um toque muito especial no sabor.

    Abraço,

    Patrícia

    ResponderExcluir