Busca rapida

domingo, 23 de setembro de 2012

Brigadeiro de Castanha de Caju


Brigadeiro de Castanha de Caju
Resolvi experimentar mais uma receita de brigadeiro. Essa versão é feita com castanha de caju moída. O bom desse brigadeiro é que ele não fica muito doce. Agora quem é alérgico tem que tomar cuidado, né? Bom domingo pra todos nós!

Ingredientes para o Brigadeiro – Parte 1 – cozinhando o leite condensado
ü  1 lata de leite condensado (cozido) – (a explicação de como cozinhar o leite condensado já foi postada). Clique aqui para ler a receita.
Ingredientes para o Brigadeiro – Parte 2
ü  1 lata de leite condensado cozido
ü  2 colheres de sopa de margarina sem sal
ü  1 xícara de (chá) rasa de castanha de caju moída
ü  Castanha de caju moída - para a cobertura (o quanto baste)
Em uma panela despeje o leite condensado cozido, a margarina sem sal e a xícara de castanha de caju moída. Mexa até que a misture não esteja grudando no fundo da panela (de 6 a 10 minutos, mais ou menos). O ideal é parar o Brigadeiro nesse ponto, para que a massa não fique muito dura.
Despeje a massa em uma travessa untada com pouca manteiga sem sal. Deixe a massa esfriar (de 10 a 15 minutos no máximo). Coloque filme plástico nessa massa, de forma que não entre ar por nenhum canto. O filme plástico é bom aqui porque ele evita que o doce fique açucarado. Deixe essa massa em um local seco e fresco. Não leve à geladeira! A massa pode ser enrolada no dia seguinte.
Ingredientes para o Brigadeiro – Parte 3 – confeitando o doce
ü  Castanha de caju moída - para a cobertura (o quanto baste)
ü  24 forminhas para brigadeiros (ou doces – se quiser decorar um pouco mais)
Em uma tigela (ou qualquer outro recipiente fundo), coloque a castanha de caju moída. Reserve. Complete uma colher de sobremesa (rasa) com a massa do Brigadeiro e enrole-a nas mãos. Passe água na palma das mãos e enrole o brigadeiro, passando-o na castanha de caju moída. Em seguida, coloque nas forminhas.
Dica: se estiver fazendo para servir no dia anterior, acondicione-os em embalagens fechadas para garantir que eles fiquem bem fresquinhos, sem açucarar. Nas festinhas infantis (e também na festinha dos adultos), tenho visto a castanha de caju como cobertura daquele doce de uva. Qualquer hora eu vou postar!
Você conhece alguns benefícios da castanha de caju? Clique aqui para descobrir o benefício dela e também de outras castanhas!
Enjoy it!

2 comentários: